jump to navigation

Comunicado Investigação Quarta-feira, 12 Novembro, 2008

Posted by cc07fmuc in Opcionais.
Tags:
trackback

Recebemos um comunicado do C.P. acerca da opcional de Investigação, que passo a citar:

“Exmos Senhores,
 
A pedido do Conselho Pedagógico e dos Regentes das Unidades Curriculares Opcionais de Investigação I-VI e VII-X, enviamos a seguinte informação para divulgação:
 “As regras e objectivos do Mestrado Integrado e das Cadeiras de Investigação foram definidas pelos Órgãos de Gestão, e apresentadas várias vezes em sessões de esclarecimento. De resto a leitura atenta do guia de estudo consolida a explicação dos objectivos e deve ser lido pelos alunos antes de escolherem a disciplina. Não faz sentido (perdoem a franqueza construtiva) escolherem uma disciplina que é interpretada como mera opcional de 2 horas, sem compreender que ela é um instrumento de apoio à tese de Mestrado Integrado. Foi sempre explicado, quer aos alunos quer à entidades relevantes, que é necessária uma tarde livre, não apenas para aulas (embora haja seminários ocasionais) mas para contactos nos laboratórios. Por outro lado, em nenhum sitio do mundo se pode conceber uma disciplina de investigação em que duas horas semanais são consideradas como suficientes para a aprendizagem de metodologia e práticas de investigação básica ou clínica. Concordamos que nenhum aluno deve escolher estas disciplinas sem compreender estas premissas.
Finalmente, foi definido pelo Conselho Científico, e explicado em várias sessões de esclarecimento,  que os alunos que pretendam ter acompanhamento e tutoria externa no âmbito do trabalho de Mestrado deveriam fazer 3 disciplinas, mas nada impede de se fazer apenas uma disciplina, colher os respectivos créditos, e depois tomar outras opções. Estamos num processo de transição e tanto os Órgãos de Gestão responsáveis pela definição das regras, como os regentes incumbidos de as tentar traduzir, se esforçarão por melhorar as condições deste processo, nomeadamente as logísticas (possivelmente ainda passíveis de melhorias e ajustes adequados), mas o espírito de Bolonha exige também responsabilidade dos discentes na leitura e análise das opções que lhes são propostas”.
Com os melhores cumprimentos,
O Secretariado do Conselho Pedagógico,
Paula Roldão”

Saudações Académicas

Henrique Cabral

%d bloggers like this: