jump to navigation

MUN-FEUC 2008 Domingo, 9 Novembro, 2008

Posted by cc07fmuc in CIPRIC.
Tags:
trackback

Exmos. Srs.
 
O Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Relações Internacionais de Coimbra (CIPRIC), com sede na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é uma associação juvenil sem fins lucrativos que tem como objectivo difundir o estudo da área científica de Relações Internacionais.
 
As Relações Internacionais são, na actualidade, um campo com uma importância crescente não só no âmbito da política, mas também em questões económicas, sociais e humanas. É nesse sentido que o CIPRIC realiza desde o ano de 2002, uma actividade baseada no modelo construído pela Universidade de Harvard, o Model of United Nations, modelo de simulação de funcionamento dos órgãos da Organização das Nações Unidas.
 
Com a respectiva autorização dos seus criadores, o CIPRIC adaptou esse modelo à realidade portuguesa, constituindo assim uma actividade anual, de âmbito nacional no seio dos estudantes do ensino superior, conhecida como Portugal Model of United Nations (PT-MUN).
 
No seguimento da filosofia da pedagogia prática presente nas suas actividades, o CIPRIC, com a colaboração do Núcleo de Docentes de Relações Internacionais e o Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Associação Académica de Coimbra, encontra-se neste momento a desenvolver o projecto acima referido a nível de faculdade, para fins académicos. O objectivo deste projecto, que se insere nas avaliações contínuas de várias unidades curriculares leccionadas na faculdade, é proporcionar aos estudantes um conhecimento prático sobre o funcionamento e dinâmicas inerentes a esta organização. Em simultâneo, pretende-se estimular o interesse dos mesmos pelos assuntos que serão abordados ao longo da simulação apelando sempre à sua capacidade de debate e argumentação. 
 
Dado que na última simulação realizada pelo CIPRIC, o SIMUE (Simulação da União Europeia), participaram vários estudantes que estudam nas Universidade de Coimbra, bem como de outros estabelecimentos de ensino superior nacionais, consideramos que esta simulação é mais uma oportunidade para os estudantes que se interessam pela política e actualidade internacional desenvolverem competências que poderão, no âmbito da área científica em que se encontram actualmente, vir a ser importantes para o seu futuro profissional.
 
A sessão de abertura do MUN-FEUC 2008 decorrerá no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no próximo dia 10 de Novembro pelas 14:00h, encontrando-se desde já vossas excelências convidadas a estar presentes, agradeciamos no entanto confirmação se tal acontecerá ou não.
 
Agradecendo desde já o tempo por vós dispensado, agradecíamos a a divulgação da nossa actividade entre a comunidade e, principalmente, entre os estudantes. Sem mais assunto de momento, subscrevemo-nos com os mais respeitosos cumprimentos,
 
 
 José Cavalheiro
(Presidente do NERIFE/AAC)
 
 
Samuel Vilela
(Vice-presidente do CIPRIC

%d bloggers like this: